Não sou muito adepto destas listas, mas admito que funcionam muito bem como “tapa-buraco”, ainda mais numa semana morta como acredito que será esta, por causa do tal Carnaval. Enfim, vamos a ela:

5 coisas que gostaria fazer antes de morrer

  • Descobrir/encontrar um ofício que me satisfaça de verdade e com o qual eu me sustente (seria querer demais?)
  • Voltar a ter um lugar só pra mim, onde posso fechar a porta e esquecer que o resto do mundo existe (não há necessidade de ser um lugar próprio)
  • Voltar a Veneza (talvez no inverno para vê-la com um aspecto diferente da primavera)
  • Voltar à França (não precisa ser Paris, eu me contento com o Midi)
  • Patinar num lago congelado (nem que seja de bengala)

5 coisas que sei fazer muito bem

  • Desenhar
  • Fotografar
  • Escrever
  • Organizar, arrumar, decorar (o meu espaço, bem entendido)
  • Paisagismo (não foi à toa que me formei na UFRJ)

5 coisas que vivo dizendo

  • Como assim?
  • Mas quem foi que te disse isso?
  • E quem te disse que isso é verdade?
  • Você não esperou eu terminar de falar!…
  • Ai, meu Deus do céu! (apesar de ser ateu!)

5 coisas que não faço ou não gosto de fazer

  • Acordar tarde
  • Ser quem não sou para conseguir o que quero (não faço nunca!)
  • Marcar compromisso e não poder cumpri-lo
  • Ficar em débito com alguém, seja por dinheiro ou objetos materiais
  • Insistir em “causas perdidas” 

 5 coisas que me agradam imensamente

  • Ler (boa literatura, evidentemente)
  • Encontrar pessoas interessantes e com boa conversa
  • Ficar sozinho comigo mesmo
  • Música barroca, principalmente italiana (o resto para mim não existe)
  • Caminhar (sobretudo em dias nublados ou frios)

 5 coisas que me desagradam profundamente

  • Pessoas que querem me forçar a pensar e agir como elas (das quais sempre discordo inteiramente)
  • Ser enganado, roubado ou traído por gente que eu estimava
  • Pessoas exaltadas, escandalosas, mal-educadas, violentas, agressivas, vulgares, arrogantes, esnobes, burras, falsas, estúpidas, desonestas, compulsivas, mal-humoradas, com Síndrome de Franz… (na verdade, esta seria uma lista em separado, já que o número de itens é bem maior)
  • Natal, Ano Novo, Carnaval (estes 3 eu abomino!), datas festivas e festas em geral
  • Verão, sol, calor (nos trópicos)

